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Expectativas e Vivências dos Professores ao Visitarem o Museu Ciência e Vida
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Metadados
Descrição
Esta dissertação analisa as expectativas de alguns professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante os dois primeiros anos de funcionamento da instituição (2010 a 2012). Este Museu, localizado no Município de Duque de Caxias, é um empreendimento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT), que foi realizado por intermédio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Para a realização do estudo, foi submetido um questionário com questões fechadas e abertas a 63 professores, que, em sua maioria, trabalha em escolas localizadas nos Municípios da Baixada Fluminense. O instrumento buscou investigar, de modo geral, as seguintes características dos professores: o perfil, as circunstâncias e os antecedentes da visita, a avaliação dos serviços oferecidos pelo Museu, a identificação das atividades realizadas para a preparação da visita, a prática de visita a outros museus, e o levantamento dos temas de interesse para o desenvolvimento de atividades que pudessem motivá-los a visitar o Museu com seus alunos com maior frequência. Mais especificamente, o instrumento buscou averiguar as expectativas e a percepção dos professores. Também foi elaborada uma entrevista semiestruturada com o atual Prefeito de Duque de Caxias, a fim de indagar sobre suas expectativas para o Museu Ciência e Vida. A metodologia é descritiva e de abordagem qualitativa, complementada com a utilização de dados quantitativos coletados durante seu desenvolvimento; portanto, uma abordagem mista. A análise estatística descritiva foi feita no software Statistical Package for Social Science. Um dos resultados aponta para o fato de que alguns professores esperam que o Museu contribua para a melhoria do conhecimento e da cultura da população e dos estudantes da Baixada Fluminense. Por fim, esta pesquisa ressalta a importância dos estudos de público em museus, contribuindo para melhorar o atendimento aos professores, levando em conta suas expectativas, motivações e vivências.
ISSN
1984-3917
Periódico
Autor
Andreia Maia Gonçalves Pires; UNIRIO
Data
25 de março de 2016
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .
Fonte
Museologia e Patrimônio; Vol. 9, No 1 (2016); 211 - 212
Assuntos
Museologia. Museu. Visitantes de museu. Museu Ciência e Vida.
Tipo
Artigo Avaliado por Pares