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Museus Escolares no Brasil: de recurso de ensino ao patrimônio e a museologia
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Metadados
Descrição
O presente trabalho aborda aspectos de museus escolares em funcionamento no Brasil. Deparando-se com uma indefinição terminológica que transcende o âmbito linguístico, dificultando a identificação de museus que, por seu objeto, funcionamento e estrutura se caracterizam como tais, compreende-os aqui como instituições museológicas - museus, memorial, centros de memória, acervo - que funcionam vinculadas às escolas de educação básica. Excluem-se os arquivos e os museus universitários. Para compreender a gênese dos museus escolares como objeto sociocultural fez-se necessário revisitar conceitos e contextos entre os quais: museu, patrimônio, educação, museus pedagógicos, museus escolares. Surgidos no século XIX, como recurso de ensino, esse formato de museu sofreu transformações em suas funções ao longo do tempo e do espaço. Presente nas legislações educacionais brasileiras do final do século XIX e primeira metade do século XX, foi necessário transformar fatos em dados para desvelar a longa trajetória dessa instituição no Brasil. Nas últimas décadas do século XX assistiu-se ao estímulo e impulso à criação de museus de educação escolar na Europa e diversos países da América Latina, entre os quais, o Brasil. Existem hoje diversas propostas e formas de operacionalizar os chamados museus escolares no Brasil. De modo geral, pode-se classificá-los em: museus históricos - em sua maioria surgidos a partir dos anos 1970 e constituídos por coleções sobre a história das instituições à que estão vinculados -; e os museus de ciências e outras coleções – em sua maioria, anteriores aos anos 1970, criados como recurso de ensino. Compreendidos em sua gênese, modelos conceituais, desenvolvimento e representações no tempo e no espaço, bem como suas relações como o indivíduo, cultura e sociedade, o museu é tratado aqui como “agente cultural”, abrangendo os estudos patrimoniais e da museologia e incluindo sua relação com a sociedade humana. Nesse trabalho, buscou-se compreender os processos de “museus escolares” na contemporaneidade, a partir das concepções de museu, museologia e seus aportes teóricos, tendo em vista as experiências cotidianas da preservação, documentação e comunicação da cultura material e imaterial e memória escolar no Brasil. Frente à carência de pesquisas e dados, operações são necessárias para transformar os fatos em dados. Além da pesquisa bibliográfica e documental, graças a generalização do uso da web pelos museus, a pesquisa eletrônica foi crucial no levantamento de informações sobre a localização, história e ações das instituições museológicas investigadas sobre os museus escolares nesse período.
ISSN
1984-3917
Periódico
Autor
Vânia Maria Siqueira Alves; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Data
27 de fevereiro de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .
Fonte
Museologia e Patrimônio; Vol. 10, No 1 (2017); 272 - 273
Assuntos
Museologia. Patrimônio. Museus escolares. História dos museus escolares. Preservação
Tipo
Artigo Avaliado por Pares