Descrição
Com o objetivo de analisar as relações entre museologia, arte e arquitetura em museus contemporâneos no âmbito das exposições site-specific, o presente trabalho tem como foco central o museu enquanto ‘lugar específico’ representado em dois casos de estudo: as séries de exposição Unilever Series na Tate Modern, em Londres, e Monumenta, no Grand Palais, em Paris. A pesquisa teve como objetivo compreender o surgimento das duas manifestações artísticas a partir da construção de uma ideia de ‘museu do século XXI’, baseada nos desejos e projeções delineadas nos anos 1990, período em que os profissionais de museus se dedicaram de forma intensa a imaginar formatos e condutas para os museus do novo século. A partir da noção de ‘museu entre’, a dissertação se desloca entre os séculos XIX e XXI, relacionando Londres e Paris desde o surgimento das exposições universais, para em seguida abordar o elo de ligação entre arte e arquitetura como fundamento original para as mencionadas séries de exposições contemporâneas. Este deslocamento permitiu identificar as singularidades do museu enquanto ‘lugar específico’ nos referidos casos de estudo. Permeia a pesquisa o desejo de realizar uma primeira aproximação ao possível termo museum-specific, em que as peculiaridades dos museus em relação aos demais lugares da arte justificariam a formulação desta nova expressão para os campos da Arte e da Museologia, a partir do conceito de site-specific e de suas variações.