-
Pedagogical robotics in Brazilian scientific production: a bibliometric study||Robótica pedagógica en la producción científica brasileña: un estudio bibliométrico||Robótica pedagógica na produção científica brasileira: um estudo bibliométrico
- Voltar
Metadados
Descrição
The present study was a bibliographical research based on data cataloged by the Studies and Research on Innovation in Education, Technologies and Languages Group (Grupo Horizonte) and some theses retrieved from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which deal with robotics in educational contexts. In order to understand how the theme is treated in the scientific productions, a brief literature review and bibliometric study were used as the methodology in order to quantify the selected data. The results point to a diversity forms of working with pedagogical robotics, the materials used and the content and theoretical perspectives. They also indicate the need to carry out new studies as technological innovations are incorporated into education.||El presente estudio es un recorte de investigación bibliográfica realizada con base de datos catalogada por el Grupo de Estudios e Investigaciones sobre Innovación en Educación, Tecnologías y Lenguajes (Grupo Horizonte) y por tesis recuperadas junto a la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), que tratan de la robótica en contextos educativos. Con el objetivo de comprender cómo la temática es tratada en producciones científicas, se utilizó, por metodología, una breve revisión de la literatura y la bibliometría para cuantificar los datos seleccionados. Los resultados apuntan a una diversidad de formas de trabajar la robótica pedagógica, materiales más utilizados, los contenidos y las perspectivas teóricas predominantes. Indican, además, la necesidad de la realización de nuevos estudios a medida que las innovaciones tecnológicas se incorporan a la educación.||O presente estudo é um recorte de pesquisa bibliográfica realizada com base de dados catalogada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) e por teses recuperadas junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que tratam da robótica em contextos educacionais. Com o objetivo de compreender como a temática é tratada em produções científicas, utilizou-se, por metodologia, uma breve revisão da literatura e a bibliometria para quantificar os dados selecionados. Os resultados apontam para uma diversidade de formas de se trabalhar a robótica pedagógica, materiais mais utilizados, os conteúdos e as perspectivas teóricas predominantes. Indicam, ainda, a necessidade da realização de novos estudos à medida que inovações tecnológicas são incorporadas à educação.
ISSN
2176-7912
Periódico
Autor
Oliveira, Ortenio de | Mill, Daniel
Data
5 de junho de 2020
Formato
Identificador
http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/554 | 10.33871/nupem.2020.12.26.138-155
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista NUPEM
Fonte
Revista NUPEM; Vol 12 No 26 (2020): Higher Education and its qualification through linguistic policies for internationalization: advances and challenges; 138-155 | Revista NUPEM; Vol. 12 Núm. 26 (2020): Educación Superior y su calificación a través de políticas lingüísticas para la internacionalización: avances y desafíos ; 138-155 | Revista NUPEM; v. 12 n. 26 (2020): Dossiê: A Educação Superior e sua qualificação por meio de políticas linguísticas voltadas para a internacionalização: avanços e desafios; 138-155 | 2176-7912 | 2175-7429
Assuntos
Pedagogical robotics | Educational robotics | Bibliometric studies | Technological education | Robótica pedagógica | Robótica educativa | Bibliometría | Educación tecnológica | Robótica pedagógica | Robótica educacional | Bibliometria | Educação tecnológica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto