-
Continuing professors education: the outcomes of a study group||Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to present some reflections about how a study group, linked to a research group, has been a fruitful space to the promotion of the continuing foreign language professors education, from different higher education institutions (HEIs), that do not teach teacher education courses, but other undergraduation courses, like the professional higher education courses. I start with an introduction about the scope of the research on teacher education in applied linguistics, to think about the continuing education of professors who do not teach in teacher education courses, because they also need a continuing education that gives support to their professional, social and personal development. Afterwards, I present my own experience with the creation of a research group from which we organized a study group, and then I present how a new English language curriculum proposal for the institutional communication course where I teach was designed, and how my own teaching practices have been influenced by the readings, discussions and reflections promoted in the study group.||RESUMOO presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre como um grupo de estudos, vinculado a um grupo de pesquisa, tem se constituído um espaço profícuo e contínuo de promoção da formação continuada de professores de línguas estrangeiras (LE) de diferentes instituições de ensino superior (IES), que não atuam em cursos de licenciatura, mas em outros cursos de graduação, como os superiores de tecnologia. Inicialmente faço uma introdução, pontuando aspectos das pesquisas em Linguística Aplicada que tratam da formação de professores, trazendo à tona a necessidade de também se pensar na formação continuada de “professores não formadores”, por esses também necessitarem de uma formação que deve acontecer ao longo da carreira para propiciar desenvolvimento profissional, social e pessoal. Na sequência faço um relato da minha experiência na criação do grupo de pesquisa a partir do qual surgiu o grupo de estudos, e posteriormente apresento como se deu a elaboração de uma nova proposta curricular de língua inglesa para um curso superior de tecnologia no qual atuo, juntamente com depoimentos de colegas professores de LE participantes do grupo de estudos, apontando o modo como nossas práticas de sala de aula têm sido influenciadas pelas leituras, discussões e reflexões promovidas pelo grupo de estudos.PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada de professores; Novos letramentos; Ensino de LE.
ISSN
2317-2347
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal do Paraná
Autor
Mattos Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1464 | 10.35572/rlr.v8i3.1464
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 8, n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143 | Revista Letras Raras; v. 8, n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 131-146 / Eng. 128-143 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v8i3
Assuntos
Linguística, Letras e Artes; Linguística Aplicada | Formação continuada de professores; Novos letramentos; Ensino de LE.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion