-
A emergência do comentário oral via WhatsApp como gênero catalisador da correção
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o uso do comentário oral por meio do WhatsApp, uma tecnologia digital móvel, no processo de correção de textos produzidos por alunos de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse curso, que em 2020 foi ofertado na modalidade remota, integra uma ação extensionista de uma universidade pública do interior da Paraíba. Nele, houve a implementação de uma sequência didática voltada para o desenvolvimento da argumentação e da informatividade. Do ponto de vista metodológico, este trabalho é um estudo de caso realizado no âmbito da Linguística Aplicada. As análises estão fundamentadas em estudos sobre (re)escrita e correção de textos advindos, principalmente, do campo aplicado dos estudos da linguagem. Os resultados apontaram a predominância da correção resolutiva e textual-interativa na composição do comentário oral, bem como que esse gênero catalisador ampliou as possibilidades de diálogo entre professor e aluno acerca do texto. Dessa forma, a correção favoreceu a apropriação de saberes sobre argumentação e informatividade pelos alunos na construção da nova versão da redação do Enem. Com isso, concluiu-se que a correção de texto demanda personalização, isto é, o estabelecimento de uma interação um-para-um.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Moés, Guilherme | Cavalcanti, Iara Francisca Araújo
Data
29 de maio de 2021
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2123 | 10.35572/rlr.v10i2.2123
Relação
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2123/1519 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2123/1520 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/downloadSuppFile/2123/994 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/downloadSuppFile/2123/995 | http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/downloadSuppFile/2123/996
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 10, n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; Port. 96-123 / Esp. 96-121 | Revista Letras Raras; v. 10, n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; Port. 96-123 / Esp. 96-121 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v10i2
Assuntos
Linguística Aplicada | Correção textual-interativa; Reescrita; Redação do Enem; Tecnologia Digital Móvel (TDM); Linguística Aplicada.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion