Descrição
Neste artigo, temos por objetivo trazer contribuições de ordem teórica e metodológica à coleta de dados, considerada a principal ação para o professor envolvido na preparação de programas de ensino do francês para contextos específicos, profissionais e acadêmicos. Em seguida, apresentaremos as ações didático-metodológicas adotadas no âmbito da oficina Mobilidade acadêmica para Letras nas universidades francesas: iniciação à redação do commentaire composé e da explication de texte. Para refletir sobre essas ações e aplicá-las, apoiamo-nos nos trabalhos de Mangiante e Parpette (2004; 2011; 2018) na área do Francês para objetivo específico (FOS) e em sua declinação, o Francês para objetivo universitário (FOU). A referida oficina se enquadra no cenário atual de investimentos na mobilidade acadêmica do aluno de Letras da Universidade de São Paulo (USP) em universidades francesas e da consequente oferta de oficinas e cursos de preparação linguística e cultural para esse público pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP).