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A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
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Metadados
Descrição
Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a obra Guerras! (2014), autoria de Laerthe Moraes Abreu Júnior, publicada pela editora ÔZé. A partir da abordagem dos recursos formais e da construção discursiva do texto, propomos uma reflexão sobre o amadurecimento do gênero juvenil sob a perspectiva de um tema pouco explorado na produção brasileira, a guerra como elemento central da narrativa. Partimos da premissa de que a opção temática implica a superação de dicotomias apontadas no contexto da constituição do campo teórico dos estudos sobre obras literárias para crianças e jovens, qual seja, do utilitarismo versus estético, do pedagogizante vesus literário. Embora as atuais pesquisas acadêmicas avancem para além dos limites dessas dicotomias, trazendo novos conceitos mais pertinentes para abarcar a complexidade formal e temática dos livros infantis e juvenis, as obras marcadas pelo tema da guerra demonstram a busca ainda incipiente dos escritores por um viés temático-formal que possa melhor dialogar com o horizonte peculiar de crianças e jovens; desafio que pode ser notado pelo tom atenuante de uma narração como a que nos deparamos em Guerras! explicitando uma etapa a ser superada quanto à elaboração estética de um tema tão impactante para formação de nossos leitores.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Valente, Thiago Alves | Feba, Berta Lúcia Tagliari
Data
3 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1199 | 10.35572/rlr.v7i3.1199
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 7, n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105 | Revista Letras Raras; v. 7, n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v7i3
Assuntos
Literatura Brasileira - Literatura Juvenil | Literatura; Juvenil; Guerra;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion