Descrição
O artigo põe em evidência a relação entre órgãos estatais, empresas de entretenimento e conglomerados industriais na promoção de imagens da Coreia do Sul como país que conjuga modernidade e tradição. Entre a redemocratização, no final da década de 1980, e o mandato de Park Geun-Hye, iniciado em 2013 e encerrado em 2017, após processo de impeachment, o país investiu para se posicionar como ajustado às condições da globalização a partir de projetos de estímulo à produção cultural, ao turismo e à realização de megaeventos esportivos. A proposta é analisar a construção de paisagens imaginadas sobre a Coreia do Sul como forma de compreender a nova geografia dos espaços transnacionais.Palavras-chave: globalização, indústrias culturais, Estado-nação.||The article focuses the relationship between state agencies, entertainment companies, and industrial conglomerates in promoting South Korea’s images as a country that combines modernity and tradition. Between the re-democratization in the late 1980s and the mandate of Park Geun-Hye, started in 2013 and finished in 2017, after the impeachment process, the country invested in positioning itself as adjusted to the conditions of globalization with projects that stimulated cultural production, tourism, and accomplishment of sports mega-events. The proposal is to analyze the construction of imagined landscapes about South Korea as a way of understanding the new geography of transnational spaces.Keywords: globalization, cultural industries, Nation-State.