Descrição
Partindo da franquia Watch Dogs, buscamos refletir sobre os sentidos de hacktivismo em jogos digitais, a partir de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade, com uma visada tecnocultural e tecnopolítica. A série de jogos aborda conceitos de cibersegurança; vigilância; big data; privacidade; e controle social, trazendo em si a presença da cultura hacktivista, a partir do coletivo DedSec. Identifica-se a questão estética com bastante potência ao pensarmos nessa construção de sentidos e de construtos dentro do espaço do jogo. Portanto, não apenas nas práticas da construção da imagem de coletivos hacktivistas, mas também a construção da representação de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade em jogos digitais se mostram como ricos cenários de experimentação para uma estética crítica.Palavras-chave: Jogos Digitais. Tecnocultura. Tecnopolítica.||Starting from the Watch Dogs franchise, we seek to reflect on the senses of hacktivism in digital games, based on audiovisual constructs of surveillance and privacy, with a technocultural and Technopolitics focus. This series of games deals with cybersecurity; surveillance; big data; privacy; and social control concepts, bringing the presence of a hacktvivism culture, based on the collective DedSec. The aesthetic question is identified with a lot of power when we think about this construction of meanings and constructs within the space of the game. Not only in the practices of building the image of hacktivist collectives, but also the construction of the representation of audiovisual constructs of surveillance and privacy in digital games are shown as rich experimental scenarios for a critical aesthetic.Keywords: Digital Games. Technoculture. Technopolitics.