Descrição
A crescente influência de algoritmos e plataformas digitais nos processos comunicacionais tem merecido especial atenção da comunidade acadêmica. Contudo, o algoritmo é quase sempre tratado como um mecanismo impenetrável, limitando as pesquisas. Este artigo abre algumas destas “caixas-pretas” ao investigar a estrutura dos “algoritmos de engajamento” do Globoplay. A exploração se baseia em recentes artigos científicos publicados por desenvolvedores da plataforma de streaming de vídeo. Nestes artigos, as operações são descritas e justificadas por especialistas que efetivamente criam os códigos, evidenciando de que forma o pensamento computacional lida com noções sociais. O objetivo central é compreender como os programadores traduzem o polissêmico conceito de “engajamento” para o interior de algoritmos que buscam examinar, prever e prescrever os comportamentos de usuários da plataforma.Palavras-chave: Algoritmo. Plataformização. Streaming de vídeo. Engajamento. Globoplay.||The growing influence of algorithms and digital platforms in communication processes has received special attention from the academic community. However, the algorithm is almost always treated as an impenetrable mechanism, limiting the researches. This article opens up some of these “black boxes” investigating the structure of Globoplay’s “engagement algorithms”. The exploration is based on recent scientific articles published by developers of the video streaming platform. In these articles, the operations are described and justified by specialists who effectively create the codes, showing how computational thinking deals with social notions. The main objective is to understand how programmers translate the polysemic concept of “engagement” into algorithms that try to examine, predict and prescribe the behavior of users of the platform.Keywords: Algorithm. Platformisation. Video streaming. Engagement. Globoplay.