Descrição
O artigo realiza uma proposição teórica sobre a relação entre design, memória e tecnocultura, a partir de uma discussão conceitual da cultura visual ligada às expressões tecnoestéticas do design sonoro dos jogos digitais. Com isso, propõe-se incluir o design sonoro, regularmente mais observado pelo seu viés técnico, como uma prática tecnoculturalmente desenvolvida e profundamente relacionada a uma memória acústica. O trabalho também formula o conceito de iconofonia, buscando articular este expediente teórico com a análise de elementos do design sonoro de cinco jogos digitais: Jazzpunk (2014), Rayman: Legends (2011), South Park: Stick of Truth (2014), Inside (2016) e Spec Ops: The Line (2012).Palavras-chave: Design sonoro. Memória. Jogos digitais. Tecnocultura.||The article approaches the relationship between design, memory and technoculture through a conceptual discussion of visual culture and the techno-aesthetic expressions of sound design in digital games. Hence, instead of describing it for its technical bias, sound design is more broadly enframed here as a tecnocultural practice deeply related to an acoustic memory. The paper also presents the concept of iconophony, by articulating this theoretical framework with an analysis of sound design features of five digital games: Jazzpunk (2014), Rayman: Legends (2011), South Park: Stick of Truth (2014), Inside (2016) and Spec Ops: The Line (2012).Keywords: Sound design. Memory. Digital games. Technoculture.