Descrição
Neste artigo, discutimos as formas de ver por meio de visualizações de software em investigações científicas, examinando os processos que geram visualizações em uma estação meteorológica na Alemanha. Ao elucidarmos a medialidade dessas imagens técnicas, contrariamos o argumento de Chris Anderson de que o computacional teria acesso mais amplo ao real, o que afastaria a investigação teórica das ciências. Com a contribuição teórica de Crary, Farocki, Flusser e Edwards, argumentamos que as imagens computacionais são produzidas algoritmicamente após a coleta de dados, carregando consigo pressupostos teóricos e epistemológicos que ficam ocultos quando não se leva em consideração esse nível de mediação. Consideramos a aquisição de dados, a renderização de imagens e a observação como três processos distintos que, juntos, formam uma “configuração” medial específica para a visualização científica. Concluímos reafirmando a importância dos Estudos de Mídia e das Humanidades Digitais no estudo da visualização mediada por materialidades computacionais.Palavras-chave: Imagens computacionais. Humanidades digitais. Renderização.||In this paper, we discuss the ways of seeing through software visualizations in scientific investigations, examining the processes that generate visualizations in a meteorological station in Germany. By clarifying the mediality of these technical images, we contradict the argument made by Chris Anderson that computational would have broader access to the real, which would oust theoretical inquiry from the sciences. With the theoretical contribution of Crary, Farocki, Flusser and Edwards, we argue that computational images are produced algorithmically after the data collection, carrying with it their theoretical and epistemological assumptions which become concealed when one does not takes into account this level of mediation. We consider data acquisition, image rendering and observation as three separate processes that, together, form a specific medial “configuration” to scientific visualization. We conclude by reaffirming the importance of Media Studies and Digital Humanities in the study of visualization mediated by computational materialities.Keywords: Computational images. Digital humanities. Rendering.