Descrição
This paper aims to show some characteristics of female blogs based on the blog Mão Feita, a website about nail polish, written by women and created in 2008. Some concepts and characteristics of Computer-Mediated Communication and blogs are discussed in this article and they are the foundation of this analysis. It is possible to characterize the object as a Mixed Publication (Recuero, 2003) and as a fashion blog (Hinerasky, 2010) with commercial purpose and evidences that indicate professionalism. The article analyzes the interaction between bloggers and readers, the relationship of support and empathy among users and other characteristics of the blog Mão Feita may represent the female discourse in the Internet. Some female issues are also discussed: discursive fragments suggest the demarcation of a feminine place in this blog, where a “beauty salon talk” happens. ||O objetivo deste artigo é apontar características de blogs femininos, com base no blog Mão Feita, um website sobre esmaltes, produzido por mulheres e criado em 2008. Conceitos e especificidades da Comunicação Mediada pelo Computador e dos blogs são discutidos e embasam esta análise. Considera-se possível caracterizar o blog estudado como uma Publicação Mista (Recuero, 2003) e como um blog de moda (Hinerasky, 2010), com apropriação para fins comerciais e com indícios que apontam para o profissionalismo desses blogs. Investigam-se ainda a interação entre blogueiras e leitoras e o estabelecimento de uma relação de auxílio e empatia, entre outras características. Fatores envolvendo a questão feminina também são discutidos: fragmentos discursivos indicam a demarcação do blog Mão Feita como um espaço feminino, uma verdadeira “conversa de salão”. Percebe-se uma linguagem diferenciada e própria desse blog feminino, que pode ser representativa do discurso feminino na Web.