Descrição
This paper discusses the participation in webjornalism from the analysis of the influence of hypertextual language in structuring conversational environments in journalism sites. Starting with a double vision of the hypertext as a language and a code, try to propose a distinction between the different environments involved in institutionalized webjornalism, which takes into account the levels of interagents power-act from the hypertextual references. Categories such as "labyrinthic reader", "writer reader" and "editing reader" emerge as a perspective of analysis that takes into account the possibilities and limits of action of interagents in different hipertextuals environments of journalism participation.||O presente trabalho busca discutir a participação no webjornalismo a partir da análise da influência da linguagem hipertextual na estruturação dos ambientes conversacionais em sites jornalísticos. Partindo de uma dupla visão sobre o hipertexto, como uma linguagem e como um código, busca-se propor uma distinção entre os diversos ambientes participativos, no webjornalismo institucionalizado, que leve em conta os níveis de poder-agir dos interagentes a partir do referencial hipertextual. Categorias como “leitor labiríntico”, “leitor escritor” e “leitor editor” emergem como uma perspectiva de análise que leve em conta as possibilidades e limites de ação dos interagentes em diferentes ambientes hipertextuais de participação jornalística.