-
Cinco anos de Indymedia: construindo novos modelos de comunicação democrática||Cinco anos de Indymedia: construindo novos modelos de comunicação democrática
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is part of the author’s recent thesis titled “Social sharing communities at the Independent Media Center”. It contains one of the conceptual approaches developed throughout the thesis with the purpose of demonstrating the contribution of the social appropriation of information and communication technologies (ICTs). In the context of the formulation of public policies on the basis of social action, that social appropriation is a component of a concrete experience of democratization in communication. The Independent Media Center (IMC) is a worldwide nonprofit organization with collectives of activists in many countries, including Brazil. It acts on and from the Internet, builds social sharing communities, i. e., the connection of individuals in local groups that also form a global network connected through the Internet. This global network not only shares information in text, image, audio and video, but also social values and views and common policies, which are strengthened and enhanced on the Web. The article is based on a descriptive bibliographical and documental research, pointing out the importance of communication in the context of civil society organizations, on the basis of a greater involvement and awareness by its members. It also highlights the networking with social movements that incorporate the resources made available by the IMC, pointing to their better use in the connection of networks and communities that not only operate in, but also on the basis of the Web.||Este artigo, parte integrante da tese recentemente defendida pelo autor, intitulada “A formação das comunidades de compartilhamento social no Centro de Mídia Independente”, consiste numa das abordagens conceituais desenvolvidas ao longo do texto, cujo intuito era o de demonstrar a contribuição da apropriação social das tecnologias de informação e comunicação (TICs), no contexto da formulação de políticas públicas a partir da atuação social, como componente de uma experiência concreta de democratização na comunicação. O Centro de Mídia Independente (CMI) é uma organização mundial sem fins lucrativos com coletivos de ativistas em vários países, inclusive o Brasil, que atua na e a partir da internet, forma comunidades de compartilhamento social, ou seja, a articulação de indivíduos em grupos locais que formam uma rede global conectada através da internet e constituída de uma unidade comum, que compartilha não só informações em texto, imagem, áudio e vídeo, mas também valores e concepções sociais e políticas comuns, reforçadas e potencializadas na Internet. Parte de uma pesquisa bibliográfica e documental de base descritiva, salientando a importância da comunicação no contexto das organizações da sociedade civil, com base num maior envolvimento e conscientização de seus integrantes, bem como a articulação com movimentos sociais que incorporam os recursos disponibilizados pelo CMI, visando apontar um melhor aproveitamento nas articulações de redes e comunidades que não só funcionam na Rede, mas também a partir dela.
ISSN
1806-6925
Periódico
Autor
Cabral, Adilson
Data
17 de junho de 2010
Editor
Fonte
Verso e Reverso; v. 19 n. 41: Ano XIX - 2005/2 | 1806-6925
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion