Descrição
O presente artigo tem como objetivo investigar, no regime das sucessões da narrativa fílmica, aspectos da ordenação sucessória que vão além de seu desenvolvimento perfeitamente progressivo, o que torna a legibilidade da narrativa mais complexa, pois exige que o espectador resgate a racionalidade da história, estabelecendo uma certa coerência e homogeneidade às ações narradas a fim de garantir a sobrevivência da narrativa. Com o intuito de ilustrar e problematizar as questões propostas, toma-se como objeto de análise quatro filmes produzidos nos anos 2000, cujos formatos narrativos nos ajudam a compreender melhor como se dá a coerência interna interpretativa em sucessões não progressivas na narrativa fílmica: Efeito Borboleta, 21 Gramas, 11:14 e Amnésia.Palavras-chave: narrativa fílmica, cinema contemporâneo, tempo no cinema.||This paper aims to investigate, in the scheme of film narrative succession, aspects of structure ordering that go beyond their perfectly progressive development. This characteristic makes the readability of the narrative more complex, as it requires the viewer to rescue the rationality of history, establishing a degree of consistency and uniformity to the narrated actions to ensure the survival of the narrative. In order to illustrate and discuss the proposals, the objects of analysis are four films produced in the 2000’s whose narrative formats help us better understand how the interpretative internal coherence in non-progressive succession in the film narrative occurs: Butterfly Effect, 21 Grams, 11:14 and Amnesia.Keywords: film narrative, contemporary cinema, time in the cinema.