Descrição
No presente artigo, faremos um estudo das imagens que foram publicadas sobre a Amazônia brasileira na revista francesa Paris Match, entre 1949 a 2010, a partir da interligação das características composicionais das fotografias publicadas com os textos que as acompanham. A revista enseja, nessas reportagens, imaginários da nostalgia que repetem lugares comuns relacionados a um projeto de futuro, articulados a partir de narrativas que se assemelham àquilo que Rancière (2012) chama de “pequenas maquinarias do heterogêneo”. Em um primeiro momento, discutiremos a questão da constituição de lugares de memória e de nostalgia pela fotografia a partir da problematização da ideia do noema do “isso foi” barthesiano, para, em seguida, analisarmos o corpus empírico proposto.Palavras-chave: fotografia, Paris Match, Amazônia.||In this article, we will conduct a study of the images that have been published over the Brazilian Amazon in the French magazine Paris Match between 1949-2010, from the interconnection of compositional characteristics of photographs with the texts that accompany them. The magazine entails, in these reports, imaginary nostalgia repeating clichés related to a future project, articulated from narratives that resemble what Rancière (2012) calls “small machinery of heterogeneous”. At fi rst, we will discuss the sett ing up of places of memory and nostalgia from photography questioning the Barthesian idea of “that was” to, then, analyze the proposed empirical corpus.Keywords: photography, Paris Match, Amazon.