-
O ENSINO DE TEATRO, SEUS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo conjetura sobre o ensino de teatro no contexto escolar, promovendo a análise de práticas e explorando suas conexões com o imaginário, em uma perspectiva bachelardiana. Neste intuito, propõe uma reflexão quanto às estratégias desenvolvidas durante os processos de aprendizagem, correlacionando-os com conceitos estruturantes na relação com o outro e o espaço cênico. A proposta apresentada sublinha a importância de atividades de leitura e de arranjamento cênico no ambiente escolar. A construção de uma performance a partir de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto – um texto literário – ilustra um exercício estético da linguagem, consubstancializado em uma instrumentalização para o discente, a fim de favorecer seu reconhecimento do espaço social e, por consequência, do trânsito em sua territorialidade.
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Réus, Rita; Universidade Feevale | Mügge, Ernani; Universidade Feevale | Conte, Daniel; Universidade Feevale
Data
30 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/734 | 10.19179/2319-0868/734
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 43, n. 43 (2020): Arte, Educação e Performance; 1-16 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v43.n43
Assuntos
Ensino de Teatro, Imaginário, Espaço Cênico.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion