-
CORPOS ROUBADOS NOS SABERES DO ENSINO DE ARTE
- Voltar
Metadados
Descrição
Os conceitos que delimitam corporeidades, lugares e culturas emergem do sistema moderno colonial. A partir disso, abordamos neste trabalho práticas docente do estágio supervisionado em duas escolas públicas de Campo Grande-MS, obrigatoriedade da Graduação em Artes Cênicas-Licenciatura (UEMS), que se configuraram por dualismos no ensino de Arte, para (re)verificar e (re)significar corpos que dançam nas escolas. Tratamos as questões naquelas aulas por uma epistemologia outra, uma episteme cultural (GROSFOGUEL, 2008; FOUCAULT, 1987; HALL, 2005; HISSA, 2011) e por autoras que tratam da dança: Bertherat, Strazzacappa, Marques, Greiner e Miller. Queremos mostrar o valor dos corpos estudantis “dançarem” novas possibilidades de produção de saberes.
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Noronha, Marina Maura de Oliveira; UEMS | Bessa-Oliveira, Marcos Antônio; UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Professor
Data
30 de março de 2019
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/662 | 10.19179/2319-0868.662
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 37, n. 37 (19): Dança: ensinar e aprender; p. 417-437 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v37.37
Assuntos
Artes; Artes Cênicas; Dança; Ensino de Dança | Corpo cênico pedagógico; Ensino de Arte; Escola.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion