-
A CRIANÇA E O TEXTO LITERÁRIO
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta abordagem incide sobre a incontestável importância da Literatura, cujos estudos, debates eretórica vêm ocupando espaço considerável no discurso acadêmico, na mídia e nos organismosgovernamentais, porém, ainda longe de ações efetivas (salvo práticas pontuais), no ambiente escolar. Acriança, ser ávido de fantasias e curiosidades, dotada de imaginação fértil, tem direito absoluto à literaturacomo instrumento de sensibilização, deleite e descobertas. A recepção da criança ao texto literário implicaum trabalho com gama variada e seleção criteriosa desse gênero textual, o que requer envolvimento doprofessor leitor, bem como o entendimento de que a obra literária não está sujeita às normas e regras, nemao compromisso de ensinamentos dos aspectos gramaticais da língua. O universo dos textos poéticosamplia o imaginário e vai além da compreensão rasa e normatizada, como toda a obra de arte sugere.
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Asinelli, Thania Teixeira; Consultora Educacional
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/802 | 10.19179/2319-0868.802
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 42, n. 42 (2020): Narrativas de/para crianças: imagens, memórias, histórias; 01-16 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v.42/n.42
Assuntos
criança; professor; texto literário.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion