-
Formação de professores no curso de licenciatura em música: uma experiência com a prática instrumental e composicional com a flauta-doce
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse texto apresenta um relato de experiência referente ao desenvolvimento da prática instrumental e composicional realizado com três turmas da disciplina de flauta doce em um curso de Licenciatura em Música ao longo de dois semestres. As variações foram analisadas por critérios musicais e de execução. Como aporte teórico, são considerados os conhecimentos e habilidades musicais (BALLANTYNE, 2005, 2006), os conhecimentos do conteúdo da matéria (SHULMAN, 1986) e conhecimentos e habilidades do conteúdo (WEICHSELBAUM, 2013), neste caso, a disciplina flauta doce. Ao finalizarmos essas reflexões, ressaltamos o quanto essa atividade foi instigante e desafiadora não só para os nossos alunos, mas também para nós professoras, no sentido de ampliarmos os nossos fazeres musicais em sala de aula e trabalharmos com diferentes propostas para a flauta doce no contexto do Ensino Superior, inclusive com o propósito de exercitarmos a escrita e análise de partituras e textos em conjunto.
ISSN
1519-6569
Periódico
Colaboradores
Agradecemos e dedicamos aos alunos da disciplina de Flauta doce no contexto escolar
Autor
Rodrigues Torres, Maria Cecilia de Araujo; Centro Universitário Metodista IPA | Weichselbaum, Anete Susana; UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap
Data
28 de junho de 2019
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/639 | 10.19179/2319-0868.639
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 38, n. 38 (19): Diversidade na Arte; 164-189 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v38.n38
Assuntos
Educacão; Música; Educacão Musical | licenciatura em música, prática instrumental, flauta-doce
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion