-
QUE TRAGÉDIA É ESSA? CONTEXTUALIZANDO TRAGÉDIAS GREGAS NO ENSINO DE TEATRO NA EJA
- Voltar
Metadados
Descrição
QUE TRAGÉDIA É ESSA?Contextualizando Tragédias Gregas no Ensino de Teatro na EJARESUMOO presente artigo traz reflexões sobre práticas do ensino de teatro na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, tendo como base dramaturgias de Sófocles e as teorias de Augusto Boal, Paulo Freire, Eric Bentley e Martin Esslin. As práticas em sala de aula foram desenvolvidas durante dois trimestres com discentes de uma escola pública do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, cuja ênfase se deu na contextualização de tragédias gregas, por meio das atividades de leitura, produção de escrita e encenações teatrais. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino de teatro; Tragédias. WHAT TRAGEDY IS THAT?Contextualizing Greek Tragedies in Theater Teaching at EJAABSTRACT This article brings reflections on theater teaching practices in the EJA - Youth and Adult Education modality, based on Sophocles' dramaturgies and the theories of Augusto Boal, Paulo Freire, Eric Bentley and Martin Esslin. The classroom practices were developed during two quarters with students from a public school in Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, whose emphasis was on the contextualization of Greek tragedies through reading activities, writing production and staging theatrical. Keywords: Youth and Adult Education; Theater teaching; Tragedies.
ISSN
1519-6569
Periódico
Colaboradores
UFRGS. UDESC. Bolsa CAPES-DS
Autor
Silveira dos Santos, Márcio; UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Data
30 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/737 | 10.19179/2319-0868/737
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 43, n. 43 (2020): Arte, Educação e Performance; 1-20 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v43.n43
Assuntos
Educação de Jovens e Adultos; Ensino de teatro; Tragédias.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion