-
UMA ANÁLISE CRÍTICA-CONSTRUTIVA DE CURSO DE FORMAÇÃO DO PROINFO INTEGRADO
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto tem como intenção problematizar os resultados de uma pesquisa qualitativa (Triviños, 1987) utilizando a metodologia da pesquisa-ação, (Thiollent, 2011), em nível de Mestrado, na qual promovemos uma investigação crítica-construtiva acerca do Curso de Formação Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, (Tornaghi; Prado; Almeida, 2010), do Ministério da Educação (MEC), realizado via Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). Para tanto, buscou-se uma reflexão sobre as principais contribuições que a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação, (TIC), através do Curso, podem trazer para a qualificação das práticas docentes dos professores das escolas do campo. Assim, o foco da intervenção deste estudo foi discutir se as políticas públicas nacionais de educação, (Pretto, 2009, 2012), traduzidas por programas e projetos, tendo como objeto de estudo e diagnóstico o Curso de Formação, estão contemplando as necessidades da educação do campo (Gritti, 2003), (Caldart e Molina, 2004), tendo como pressuposto a valorização do mundo rural, a partir da articulação entre as diferentes linguagens, a cultura digital e práticas pedagógicas (Libâneo, 2006).
ISSN
2238-4979
Autor
FLORES, ELAINE APARECIDA PEREIRA; UNIPAMPA | Gritti, Silvana Maria; UNIPAMPA
Data
28 de março de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 16, n. 1 (2015): Plures Humanidades
Assuntos
Educação; Tecnologias | Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação do Campo, Proinfo Integrado