Descrição
O estudo investigou as concepções de docentes sobre a inclusão e a Psicomotricidade, assim como a aplicabilidade no processo educativo. Objetivo: realizar uma pesquisa com enforque no desdobramento da formação do educador em seu cotidiano educacional e as implicações específicas da Psicomotricidade no processo de inclusão. Metodologia: o estudo de caráter exploratório e de abordagem qualitativa inclui pesquisa desenvolvida por meio da realização e coleta de dados através de um questionário com 40 (quarenta) educadores da rede publica ou privada que realizaram curso de especialização ou lato sensu em Educação Inclusiva. Resultados: os educadores de uma forma geral confirmam a importância da formação continuada com enfoque na inclusão inclusiva, assim como sinalizam a importância de perceber o individuo em sua concepção global e holística, tendo o corpo como ator principal da aprendizagem, assim como, sinalizam a importância de rever os planejamentos e as estratégias educacionais para todos os seus alunos, efetivando assim, não só uma mudança pedagógica e sim uma nova concepção e novo paradigma em relação a pessoa com deficiência intelectual e a educação inclusiva.