-
SER PROFESSOR ALFABETIZADOR: A VOZ DOS ORIENTADORES DE ESTUDOS
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho objetiva compreender como os Orientadores de Estudos (OE) pensam o processo formativo dos professores alfabetizadores, considerando as dimensões política, formativa, social e legal em relação ao contexto da alfabetização em seus municípios. A pesquisa foi de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizamos um questionário que foi respondido por 49 OE. Para análise dos dados recorrermos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como ponto de partida a ideia central foi o PNAIC e para compreender a sua dimensão emergiram as ideias âncoras – PNAIC, formação, alfabetização e prática pedagógica. Os OE pensam que o PNAIC vem se constituindo como uma ação política que está contribuindo na organização, formação, ensino e aprendizagem nos municípios. Estão compreendendo, mesmo que sutilmente, os avanços e vislumbram a melhoria da aprendizagem dos alunos. Por fim, os municípios precisam se apropriar dessa possibilidade para construir um movimento que formativo nos aspectos – político, formativo, social e legal - para garantir a continuidade das ações quando o Programa concluir suas atividades.
ISSN
2238-4979
Autor
Couto, Maria Elizabete Souza; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC | Gonçalves, Alba Lúcia; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
Data
4 de julho de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 19, n. 1 (2018): Plures Humanidades
Assuntos
Educação - formação | Professor alfabetizador. Orientadores de Estudos. PNAIC.