Descrição
Resumo: a violência é um dos grandes sintomas da crise na sociedade; ela se democratiza no cotidiano das relações humanas, alcançando os mais variados espaços sociais. O nosso interesse, nesta comunicação científica, é entender as manifestações de violência na escola,
verticalizando as expressões do bullying nas relações entre os discentes de educação física, nas escolas estaduais na cidade de Manaus. Também objetivou-se dar inteligibilidade ao tipo de abordagem e a postura que os professores de educação física dão diante das ocorrências de tais
violências. Privilegiando-se uma abordagem qualitativa, esta pesquisa propõe uma incursão na literatura acerca do referido tema; realizou-se observação participante e entrevista. As escolas de Manaus têm sido palco das mais diversas expressões de bullying, especialmente
nas aulas de educação física; apesar de serem submersos, suas ocorrências têm visibilizado certos efeitos. Por outro lado, os professores pesquisados conseguem identificar a dimensão do problema, mas ainda não conseguem dar uma resposta satisfatória e plausível que contribua
para a cultura de paz.
Palavras-chave: Bullying. Violência Escolar. Educação Física.