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Media literacy, coding e cittadinanza digitale: apprendere e costruire con le tecnologie||Alfabetização midiática, codificação e cidadania digital: aprender e construir com as tecnologias
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Metadados
Descrição
The complex relationship between education and digital technology can be understood if we understand the role of technologies in the network ecosystem we all inhabit. Technologies are not tools or aids external to the human body, but agents of transformation of our mental and bodily structures. The concept of computational fluency helps to overcome the limitations of theories related to computational thinking: coding can be seen as a form of expression and mastery of a language, according to an approach focused on design, critical thinking and creativity. The purpose of coding activities is not to learn basic computer skills and concepts, but to express oneself through creative development environments. Mastering coding helps to develop one's own thinking, to develop one's own expressiveness and to develop one's own identity. Computational fluidity has to do not only with the understanding of computational concepts and problem-solving strategies, but also with the ability to create and know how to express ourselves with digital technologies to actively contribute to society towards full digital citizenship.||Il complesso rapporto tra educazione e tecnologia digitale può essere compreso se è chiaro il ruolo delletecnologie nell’ecosistema di rete che abitiamo. Le tecnologie non sono strumenti o aiuti esterni al corpo umano, ma agenti di trasformazione delle nostre strutture mentali e corporee. Il concetto di fluidità computazionale aiuta a superare i limiti delle teorie relative al pensiero computazionale: il coding può essere visto a tutti gli effetti come una forma di espressione e di padronanza di un linguaggio, secondo un approccio incentrato sulla progettazione, il pensiero critico e la creatività. Lo scopo delle attività di coding non è imparare abilità e concetti base dell’informatica, ma l’espressione di se stessi attraverso ambienti di sviluppo creativo. Padroneggiare il coding aiuta a sviluppare il proprio pensiero, a sviluppare la propria espressività e a sviluppare la propria identità. La fluidità computazionale ha a che fare non solo con la comprensione dei concetti computazionali e delle strategie di risoluzione dei problemi, ma anche con la capacità di saper creare e sapere come esprimersi con le tecnologie digitali per contribuire attivamente alla società verso una piena cittadinanza digitale.||A complexa relação entre educação e tecnologia digital pode ser entendida se o papel das tecnologias noecossistema da rede que habitamos for claro. As tecnologias não são ferramentas ou auxílios externos aocorpo humano, mas agentes de transformação de nossas estruturas mentais e corporais. O conceito de fluidez computacional ajuda a superar as limitações das teorias relacionadas ao pensamento computacional: a codificação pode ser vista em todos os aspectos como uma forma de expressão e domínio de uma linguagem, de acordo com uma abordagem focada em design, pensamento crítico e criatividade. O objetivo da codificação de atividades não é aprender habilidades e conceitos básicos de computação, mas, sim, expressar-se por intermédio de ambientes de desenvolvimento criativo. Dominar a codificação ajuda a desenvolver o próprio pensamento, a própria expressividade e a própria identidade. A fluidez computacional tem a ver não só com a compreensão de conceitos computacionais e estratégias de resolução de problemas, mas também com a capacidade de criar e saber se expressar com tecnologias digitais, para contribuir ativamente para a sociedade em direção à plena cidadania digital.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Pireddu, Mario
Data
10 de maio de 2019
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8704 | 10.5335/rep.v26i2.8704
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Mario Pireddu | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 26 n. 2 (2019): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E EDUCAÇÃO; 338 - 351 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares