-
Lei de cotas e promoção da justiça social: percepções de estudantes cotistas de um instituto federal||Law of quotas and promotion of social justice: perceptions of quota students from a federal institute||Ley de cuotas y promoción de la justicia social: percepciones de estudiantes beneficiarios de un instituto federal
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta reflexões resultantes de pesquisa de mestrado em Educação que objetivou dialogar com estudantes cotistas do curso de Engenharia Mecânica a fim de desvelar suas percepções acerca da implementação da Lei 12.711. Para tanto, o percurso metodológico da investigação contemplou análise documental referente ao processo de preenchimento de vagas do curso; contato telefônico com discentes para identificar causas de suas desistências; aplicação de questionário para levantamento de dados socioeconômicos e realização de entrevistas. Na percepção dos cotistas, a reserva de vagas garantida pela Lei 12.711 pode ampliar a oportunidade de acesso para estudantes de escolas públicas, com baixa renda, afrodescendentes e indígenas. No entanto, para que a lei de cotas se configure como promotora de justiça social é necessário, ainda, o enfrentamento a alguns desafios, quais sejam: a) não se limitar a aspectos de acesso, mas ampliar medidas que favoreçam a permanência destes estudantes; b) avaliar o modo como cotistas são recebidos e acolhidos por seus pares, docentes e funcionários das instituições de ensino; c) desenvolver mecanismos de acompanhamento e apoio do desempenho acadêmico, didático e psicopedagógico dos estudantes; d) aumentar recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil; e) melhorar a qualidade da educação básica em escolas públicas.||This article presents reflections resulting from a Master 's Degree in Education that aimed to dialogue with quota students attending the Mechanical Engineering course in order to unveil their perceptions about the implementation of Law 12.711. The research methodology contemplated documentary analysis referring to the process of filling vacancies of the course; telephone contact with students to identify causes of their dropouts; application of a questionnaire to collect socioeconomic data and interviews. In the perception of the quota students, the reserve of vacancies guaranteed by Law 12.711 can increase the opportunity of access for students of public schools, with low-income, Afro-descendants and indigenous. However, in order for the quota law to become a promoter of social justice, it is also necessary to face certain challenges: a) not be limited to aspects of access, but expand measures that favor the permanence of these students; b) to evaluate how quota students are received by their peers, teachers and employees of the educational institutions; c) develop mechanisms to monitor and support students' academic, didactic and psychopedagogical performance; d) increase resources of the National Program of Student Assistance; e) improve the quality of basic education in public schools.||Este artículo presenta reflexiones resultantes de una investigación a nivel de Maestría en Educación que objetivó dialogar con estudiantes beneficiarios del programa de cuotas en el curso de Ingeniería Mecánica a fin de desvelar sus percepciones acerca de la implementación de la Ley 12.711. Para tanto, el recorrido metodológico de la investigación contempló análisis documental referente al proceso de admisión del alumnado beneficiario del programa de cuotas; contacto telefónico con discentes para identificar los motivaciones de sus salidas del curso; la aplicación de cuestionario para el levantamiento de datos socioeconómicos y la realización de entrevistas. En la percepción de los beneficiarios, la reserva de plazas garantizada por la Ley 12.711 puede ampliar la oportunidad de acceso para estudiantes de escuelas públicas, con bajos ingresos, afro descendientes e indígenas. Sin embargo, para que la ley de cuotas se configure como promotora de justicia social es necesario, todavía, el enfrentamiento a algunos desafíos, que: a) no se limiten a aspectos de acceso, sino a ampliar medidas que favorezcan la permanencia de estos estudiantes; b) evaluar el modo en que los beneficiarios son recibidos y acogidos por sus pares, docentes y funcionarios de las instituciones de enseñanza; c) desarrollar mecanismos de acompañamiento y apoyo del desempeño académico, didáctico y psicopedagógico de los estudiantes; d) aumentar recursos del Programa Nacional de Asistencia Estudiantil; e) mejorar la calidad de la educación básica en las escuelas públicas.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Sousa, Fabiana Rodrigues de | Nascimento, Ilca Freitas
Data
4 de setembro de 2019
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9301 | 10.5335/rep.v26i3.9301
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Fabiana Rodrigues de Sousa, Ilca Freitas Nascimento | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 26 n. 3 (2019): JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO; 758-776 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares