-
Child education: Space of play and child interaction||Educación infantil: Espacio de juego e interacción infantil||Educação infantil: espaço do brincar e da interação da criança
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to problematize the subjective condition of the child as subject in a context strongly influenced by neoliberal assumptions. Thus, the qualitative study and exploratory-interpretative approach, seeks to reflect on the necessary conceptual construction of the child as a historical and interaction subject, in order to overcome the neoliberal paradigmatic influences of early childhood education. Thus, the study methodology was through bibliographic research, which had its foundations in authors such as: Ariès (2006); Sarmento (2005); Dewey (1979); Teixeira (1934); Dardot and Laval (2016); Larrosa (2015). The research consisted of the counterposition of the neoliberal paradigm of childhood by the conception of child subjectivation, through interactions, experiences and play. Finally, the reflections draw attention to the fact that educational spaces break with neoliberal pedagogical dogmatization, so as to be grounded in the conception of children with learning rights through play.||Este artículo tiene como objetivo problematizar la condición subjetiva del niño como sujeto en un contexto fuertemente influenciado por los princípios neoliberales. Así, el estudio cualitativo y el enfoque exploratorio-interpretativo, busca reflexionar sobre la necesaria construcción conceptual del niño como sujeto histórico y de interacción, para superar las influencias paradigmáticas neoliberales de la educación de la primera infancia. Así, la metodología de estudio fue a través de la investigación bibliográfica, que tuvo sus fundamentos en autores como: Ariès (2006); Sarmento (2005); Dewey (1979); Teixeira (1934); Dardot y Laval (2016); Larrosa (2015). La investigación consistió en la contraposición del paradigma neoliberal de la infancia mediante la concepción de la subjetivación infantil, a través de interacciones, experiencias y juegos. Finalmente, las reflexiones llaman la atención sobre el hecho de que los espacios educativos rompen con la dogmatización pedagógica neoliberal, para fundamentarse en la concepción de los niños con derechos de aprendizaje a través del juego.||O presente artigo objetiva problematizar a condição subjetiva da criança enquanto sujeito num contexto fortemente influenciado pelos pressupostos neoliberais. Desse modo, o estudo qualitativo e de abordagem exploratório-interpretativa buscou refletir sobre a necessária construção conceptual da criança como sujeito histórico e de interação, no sentido de superar as influências paradigmáticas neoliberais da Educação Infantil. Desse modo, a metodologia de estudo englobou a pesquisa bibliográfica, alicerçada em autores como: Ariès (1981); Sarmento (2005); Dewey (1979); Teixeira (1934); Dardot e Laval (2016); Larrosa (2015). A pesquisa constituiu-se da contraposição do paradigma neoliberal de infância pela concepção da subjetivação infantil, tendo em vista as interações, as experiências e o brincar. Por fim, as reflexões chamam atenção para o fato de os espaços educacionais romperem com a dogmatização pedagógica neoliberal, de modo a firmar-se na concepção da criança com direitos de aprendizagem por meio do brincar.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Klosinski, Daniele Vanessa | Loss, Adriana Salete
Data
28 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11433 | 10.5335/rep.v27i2.11433
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Daniele Vanessa Klosinski, Adriana Salete Loss | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 2 (2020): INFÂNCIA E CIDADANIA; 420-436 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares