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Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo||Children’s literature with black characters: decolonizing narratives for new identity and world constructions||Literatura infantil con personajes negros: narrativas decolonizadoras para nuevas construcciones identitarias y de mundo
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Metadados
Descrição
Este artigo parte de reflexões sobre a fabricação de uma história única, que elege e valoriza determinada cosmovisão em detrimento das outras que compõem a formação histórico-cultural de um povo ou nação, legitimando e transmitindo apenas uma herança cultural. No Brasil, esse discurso tem apresentado o povo negro como escravo, submisso, inferior... Na escola, uma das importantes vias de transmissão de tal narrativa são as histórias nos livros de literatura, que sugerem padrões do que é verdadeiro, bom e bonito, a partir da supremacia branca e heteronormativa. Este artigo analisa e problematiza, de modo interdisciplinar, dois textos da literatura infantil contemporânea que provocam a desnaturalização das narrativas e das relações colonizadoras e dualistas: entre o bem e o mal, o certo e o errado, o belo e o grotesco, o incluído e o excluído. Eles mobilizam discursos de africanidades e negritudes para o empoderamento da criança negra. Conforme observado em pesquisa de campo em escola municipal de educação infantil da cidade de São Paulo, sua leitura por educadoras para crianças pequenas possibilita releituras e reescritas de corpos negros, a partir da interseccionalidade de gênero e de etnicidade, permitindo às (aos) leitoras uma ampliação de visões de si e de mundo||This article starts with reflections on the fabrication process of a single history, which elects and values a certain worldview over all others in the historical-cultural formation of a people or a nation, legitimizing and transmitting only one cultural heritage. In Brazil, this discourse has presented the black people as slave, submissive, inferior... At school, one important way of transmitting such discourse is the stories present in children’s literature which suggest patterns of what is true, good and beautiful, based on white and heteronormativity supremacy. This article analyzes and problematizes, in an interdisciplinary way, two stories of the contemporary children’s literature which provokes the denaturalization of colonized and dualist relations: between good and evil, right and wrong, beautiful and grotesque, included and excluded. These stories mobilize discourses of Africanities and blackness for the empowerment of black children. As observed in the field research in a public school in the city of São Paulo, as the educators read to and with the children they enable black bodies’ rereading and rewriting, considering gender and ethnicity intersectionality, allowing readers to broaden views of themselves and of the world.||Este artículo comienza con reflexiones sobre el proceso de fabricación de una história única, que elige y valora una determinada cosmovisión en detrimento de todas las demás en la formación histórico-cultural de un pueblo o una nación, legitimando y transmitiendo solo un patrimonio cultural. En Brasil, este discurso ha presentado a los negros como esclavos, sumisos, inferiores… En la escuela, una forma importante de transmitir dicho discurso son las historias presentes en la literatura infantil que sugieren patrones de lo que es verdadero, bueno y bello, basado en la supremacía blanca y en la heteronormatividad. Este artículo analiza y problematiza, de manera interdisciplinaria, dos historias de la literatura infantil contemporánea que provocan la desnaturalización de las narrativas y de las relaciones colonizadoras y dualistas: entre el bien y el mal, lo correcto y lo incorrecto, lo bello y lo grotesco, lo incluido y lo excluido. Ellas movilizan discursos de africanidades y negritudes para el empoderamiento de las (os) niñas (os) negras (os). Estos cuentos permiten relecturas y rrescrituras de los cuerpos negros, basados en la interseccionalidad de género y etnia, permitiendo a las (os) lectores ampliar sus puntos de vista sobre sí mismos y sobre el mundo.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Pereira, Simone dos Santos | Nascimento, Iracema Santos do
Data
28 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11440 | 10.5335/rep.v27i2.11440
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Simone dos Santos Pereira, Iracema Santos do Nascimento | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 2 (2020): INFÂNCIA E CIDADANIA; 481-496 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares