-
A pedagogia do oprimido de Paulo Freire e o ensino de filosofia com crianças||The pedagogy of oppressed by Paulo Freire and the teaching of philosophy with children||La pedagogía do oprimido de Paulo Freire y la enseñanza de filosofía con niños
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste artigo tecemos reflexões sobre o ensino de filosofia com crianças em escola pública, tendo por base a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, buscando verificar como os/as educadores/as promovem a formação do pensar lógico, crítico e a criatividade da criança. Este ensino é realizado em escola pública da cidade de Belém, por educadores/as populares de um Núcleo de Educação Popular vinculado a uma universidade pública do estado do Pará, como atividade de extensão. O ensino de filosofia com crianças é trabalhado pelos/as educadores/as na perspectiva de iniciação filosófica, procurando-se desenvolver as suas raízes racionais, afetivas, éticas e estéticas, visando à formação do pensar, do agir e do imaginar/criar da criança vista na sua integralidade. Neste ensino, trabalha-se com a história da filosofia, por meio de livros infantis, alguns produzidos por educadores/as do próprio núcleo, buscando desenvolver as faculdades das crianças no ato de filosofar, como o questionar e o problematizar a realidade, conceituar, pensar, argumentar com coerência lógica, agir com base em valores éticos e criar, estimulando a capacidade de imaginação das crianças e a aquisição de valores estéticos. Porém, neste estudo, o foco é para a formação do pensar lógico, crítico e criativo das crianças. Neste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica com levantamento documental, na qual foram efetivadas leituras sobre o ensino de filosofia, a educação de Paulo Freire, entre outras, bem como o levantamento de relatórios de atividades de extensão do referido Núcleo de Educação Popular, dos livros infantis produzidos pelo próprio núcleo e outros utilizados nas atividades, e como foram aplicados no ensino de filosofia com crianças na escola. Entre os resultados, destaca-se que as crianças nas atividades realizadas analisam os conteúdos, conceituam, argumentam e expressam sua visão de mundo, desenvolvendo no ensino de filosofia a capacidade do pensar crítico, lógico e criativo.||We weave reflections on the teaching of philosophy with children in public school in this article, based on the Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire, seeking to verify how the educators promote the formation of the child’s logical, critical thinking and creativity. This teaching is carried out in public school in the city of Belém, by popular educators from a popular education nucleus linked to a public university of the State of Pará, as an extension activity. It was carried out bibliographic research with documentary survey in this study, in which readings on the teaching of philosophy were effective, the education of Paulo Freire, among others, as well as the survey of reports of extension activities of the aforementioned Popular Education Nucleus, children’s books produced by the nucleus and others used in activities and how they were applied in teaching philosophy with children at school. Among the results, it is highlighted that the children in the activities performed analyse the contents, conceptualize, argue and express their worldview, developing the capacity for critical, logical and creative thinking in the teaching of philosophy.||En este artículo reflexionamos sobre la enseñanza de la filosofía con niños en una escuela pública, basada en la Pedagogía del Oprimido de Paulo Freire, buscando verificar cómo los educadores promueven la formación del pensamiento lógico, crítico y creativo del niño. Esta enseñanza se realiza en una escuela pública en la ciudad de Belém, por educadores populares de un Centro de Educación Popular vinculado a una Universidad pública del Estado de Pará, como una actividad de extensión. La enseñanza de la filosofía con los niños es trabajada por educadores desde la perspectiva de la iniciación filosófica, buscando desarrollar sus raíces racionales, afectivas, éticas y estéticas, con el objetivo de formar el pensamiento, la actuación y la imaginación/creación del niño visto en su totalidad. En esta enseñanza trabajamos con la historia de la filosofía, a través de libros infantiles, algunos producidos por educadores del Núcleo mismo, buscando desarrollar las facultades de los niños en el acto de filosofar, como cuestionar y problematizar la realidad, conceptualizar, pensar, argumentan con coherencia lógica, actúan en base a valores éticos y crean, estimulando la imaginación de los niños y la adquisición de valores estéticos. Sin embargo, en este estudio, el enfoque está en la formación del pensamiento lógico, crítico y creativo de los niños. En este estudio, se realizó una investigación bibliográfica con encuesta documental, en laque se realizaron lecturas sobre la enseñanza de la filosofía, la educación de Paulo Freire, entre otros, así como la encuesta de informes de actividades de extensión del referido Centro de Educación Popular, de libros infantiles producidos por el Núcleo y otros utilizados en las actividades, y cómo se aplicaron en la enseñanza de filosofía con niños en la escuela. Entre los resultados, se destaca que los niños en las actividades realizadas analizan los contenidos, conceptualizan, discuten y expresan su cosmovisión, desarrollando en la enseñanza de la filosofía la capacidad de pensamiento crítico, lógico y creativo.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Data
16 de março de 2021
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12375 | 10.5335/rep.v27i3.12375
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Ivanilde Apoluceno de Oliveira | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 3 (2020): PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 50 ANOS; 685-701 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares