-
Didática freiriana: um reencontro com a pedagogia do oprimido||Freirean didactics: reliving the pedagogy of the oppressed||Didáctica freiriana: un re-encuentro con la pedagogía del oprimido
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo é resultado de nossa práxis com a Didática Freiriana e quer ser um avanço na reflexão sobre o processo de reinvenção do Método Paulo Freire. Para tanto, temos como base teórico-prática três matizes: a Teologia da Libertação, a Educação Libertadora e a Filosofia da Libertação, por considerar essas três fontes como referências da produção de uma epistemologia latino-americana que se encontra na base da práxis de Paulo Freire na produção da Pedagogia do Oprimido. Do ponto de vista metodológico, vamos descrever três maneiras de utilizar a didática freiriana em diversos espaços e situações pedagógicas, seja na escola, na universidade ou em espaços não formais e informais, são eles: estratégia pedagógica, percurso educativo e “caixa de ferramentas”. Embora criada há pouco tempo, a didática freiriana vem se demonstrando com potencial de reinvenção do Método Paulo Freire, tendo como base teórica as contribuições da Pedagogia do Oprimido.||This article is the result of our practice with Freirian Didactics and wants to be an advance in the reflection on the process of reinventing the Paulo Freire Method. For that, we have as theoretical and practical basis three nuances: Liberation Theology, Liberating Education and the Philosophy of Liberation, considering these three sources as a reference for the production of a Latin American epistemology that is at the base of Freire’s práxis in the production of Pedagogy of the Oppressed. From a methodological point of view, we will describe three ways of using Freirian Didactics in different pedagogical spaces and situations, whether at school, university or in non-formal and informal spaces, they are: pedagogical strategy, educational path and “toolbox”. Although created a short time ago, Freirian Didactics have shown themselves to have the potential to reinvent the Paulo Freire Method, based on the theoretical contributions of Pedagogy of the Oppressed.||Este artículo es el resultado de nuestra práctica con la Didáctica Freiriana y quiere ser un avance en la reflexión sobre el proceso de la reinvención del Método Paulo Freire. Para eso, tenemos como base teórica y práctica três matices: Teología de la Liberación, Educación Liberadora y Filosofía de la Liberación, considerando estas tres fuentes como referencia para la producción de una epistemología latinoamericana que es la base de la práxis de Paulo Freire en la producción de Pedagogía de los Oprimidos. Desde un punto de vista metodológico, describiremos tres formas de usar la didáctica freiriana en diferentes espacios y momentos pedagógicos, sea en la escuela, la universidad o en espacios no formales e informales, son: estrategia pedagógica, trayectoria educativa y caja de herramientas. Aunque se creó recientemente, la didáctica freiriana ha demostrado tener el potencial de reinventar el Método Paulo Freire, basado en las contribuciones teóricas de la Pedagogía de los Oprimidos.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Dickmann, Ivo | Dickmann, Ivanio
Data
16 de março de 2021
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12376 | 10.5335/rep.v27i3.12376
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Ivo Dickmann, Ivanio Dickmann | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 3 (2020): PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 50 ANOS; 702-717 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares