-
Walking: movements that intertwine in Marie-Christine Josso and Paulo Freire||Caminar: movimientos que se entrelazan en Marie-Christine Josso y Paulo Freire||Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire
- Voltar
Metadados
Descrição
The dialogical writing of this article intends to walk in dialogue with Marie-Christine Josso and Paulo Freire, moving experiences, knowledge and knowledge about these two important educators and their legacies. Josso with the Conversation Wheels and Freire with the Culture Circles, in which they share and revisit Life and Formation Stories, and where dialogue is the first condition for everyone to “say their word” and (re) meet with others and with themselves, discovering themselves as socio-historical beings who are permanently teaching and learning, self ( trans) forming with each other, through the dialectical mediation of the world. . Through the studies of Freire (2013, 2015, 2016, among others) and Josso (2009, 2010) the ontological mission is perceived as an unfinished and permanent search for liberation and self (trans) formation, for the Being More and, although conditioned by historicity, women and men are aware of their wholeness and (re) critically exist their experiences in and with the world.||La escritura dialógica de este artículo tiene la intención de caminar en diálogo con Marie-Christine Josso y Paulo Freire, moviendo experiencias y conocimiento sobre estos dos importantes educadores y sus legados: Josso com las Ruedas de Conversación y Freire con los Círculos de Cultura. Ambos comparten y revisitan historias de vida y formación, tienen el diálogo como primera condición para que todos puedan “decir su palabra” y (re) encontrarse con otros y consigo mismos, descubriéndose a sí mismos como seres sociohistóricos que están permanentemente enseñando y aprendiendo, autotransformando a través de la mediación dialéctica del mundo. A partir de los estudios de Freire (2013, 2015, 2016, y otros) y Josso (2009, 2010), la misión ontológica se percibe como una búsqueda inconclusa y permanente de liberación y auto-formación, para Ser Más. Y, aunque condicionado por la historicidad, las mujeres y los hombres se dan cuenta de su integridad y volven a criticar sus experiências en y con el mundo.||A escrita dialógica deste artigo pretende andarilhar dialogando com Marie-Christine Josso e Paulo Freire, movimentando vivências, saberes e conhecimentos acerca desses dois importantes educadores e seus legados: Josso com as Rodas de Conversa e Freire com os Círculos de Cultura. Ambos compartilham e revisitam Histórias de Vida e Formação e têm o diálogo como condição primeira para que todos possam “dizer a sua palavra” e (re)encontrar-se com os outros e consigo mesmos, descobrindo-se como seres socio-históricos que estão permanentemente ensinando e aprendendo, auto(trans)formando-se pela dialética mediação do mundo. Pelos estudos de Freire (2013, 2015, 2016, entre outros) e Josso (2009, 2010), percebe-se a missão ontológica como sendo uma busca inacabada e permanente pela libertação e pela auto(trans)formação, para o Ser Mais. E, ainda que condicionados pela historicidade, mulheres e homens conscientizam-se de sua inteireza e (re)existenciam criticamente suas experiências no e com o mundo.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Henz, Celso Ilgo | Signor, Patrícia | Soares, Ivani
Data
16 de março de 2021
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12379 | 10.5335/rep.v27i3.12379
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Celso Ilgo Henz, Patrícia Signor, Ivani Soares | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 3 (2020): PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 50 ANOS; 750-775 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares