Descrição
O presente artigo visa apontar a obrigatoriedade do ensino de Libras – Língua Brasileira de Sinais nas instituições públicas de ensino superior como forma de inclusão social, além de realizar um estudo de caso quanto à perspectiva do discente e sua importância. Pretende-se demonstrar através do plano normativo-jurídico, ou seja, analisando o conjunto de leis inerentes ao tema, a obrigatoriedade do ensino de Libras nas instituições de ensino superior, a fim de possibilitar a capacitação dos diversos profissionais a atuarem como agentes da inclusão em suas profissões. Objetiva-se também avaliar a aplicação das leis que tornam obrigatório o ensino da língua de sinais no ensino superior e, se tais previsões legais se mostram suficientes à inclusão da pessoa surda. Nessa linha, realizou-se um estudo de caso com os acadêmicos do curso de enfermagem da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Sinop/MT, em forma de questionário objetivo, contendo indagações para avaliar a perspectiva do discente quanto à obrigatoriedade do ensino, quanto à visão acadêmica de Libras como fator de inclusão social, quanto à qualidade do aprendizado e seu aproveitamento na profissão escolhida e quanto à importância do ensino e aprendizagem desta língua oriunda das comunidades surdas e sua relação direta com o fenômeno da inclusão social.