-
FAZERES POÉTICOS EM MANOEL DE BARROS E PEDRO CASALDÁLIGA
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho tem o objetivo de divulgar a arte poética de dois escritores que produzemem contextos muito semelhantes, o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso, Manoel deBarros e Pedro Casaldáliga, contudo, aparentemente, por meio de vozes dissonantes, oprimeiro na evocação do nada, do supérfluo e da ignorância e o segundo, pelo viés doengajamento social e religioso. Pretende-se revelar que na aparente dialética promovidapelos poetas, há um ponto de consenso entre ambos, o desejo de desautomatizar o homem,de retirá-lo da sua rotina e promover um novo e encantado e crítico olhar para si mesmoe para o mundo ao seu redor. Para isso, foram selecionados três poemas de cada escritorde variadas obras para que se possa apresentar este diálogo aproximativo através do fazerpoético de cada um. Essa pesquisa faz parte dos resultados parciais no desenvolvimentoda pesquisa do pós-doutorado iniciada em junho de 2017, tendo como supervisor o Prof.Dr. Danglei de Castro Pereira.
ISSN
1983-8018
Periódico
Autor
Pereira, Danglei de Castro | Precioso, Adriana Lins
Data
7 de julho de 2018
Formato
Identificador
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/3254 | 10.30681/rln11253254
Idioma
Direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 3.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Fonte
Revista de Letras Norte@mentos; V. 11, N. 25 - DOSSIÊ: INCROCI: ITALIA E BRASILE IN DIALOGO - CRUZAMENTOS: ITÁLIA E BRASIL EM DIÁLOGO