-
Memórias de formação musical e construção docente de Monica Pinz Alves
- Voltar
Metadados
Descrição
No intuito de contribuir com os estudos voltados às memórias de formação emmúsica, o presente artigo, decorrente de pesquisa realizada no ano de 2012, temcomo objetivo compreender as memórias de iniciação musical da professora demúsica Monica Pinz Alves, de forma a conhecer as lembranças ligadas a personagens,acontecimentos e lugares (Pollak, 1992). Além disso, busca refletir sobre como e oque esta professora rememora, no que tange ao seu processo de iniciação musicalaté a entrada na profissão. Os referenciais teórico-metodológicos adotados baseiamsenos estudos (auto)biográficos desenvolvidos junto a professores (Abrahão, 2010;Bueno, 2002; Nóvoa, 1995) e na história oral (Meihy, 2005), trazendo discussões sobrememória (Pollak, 1992) e narrativa. Neste artigo, as memórias da professora Monicasão trazidas com ênfase nos contextos e experiências que a produziram, em especiala família e a igreja, as aulas de música e as práticas iniciais na carreira docente.In order to contribute to the research about memories of formation in music, thispaper, which is the result of an investigation undertaken in 2012, seeks to understandthe musical initiation memories of the music teacher Monica Pinz Alves, so as to getto know the memories attached to characters, events and places (Pollak, 1992). Inaddition, it seeks to reflect on how and what this teacher rememorates, regarding theprocess of her musical initiation up to the beginning of her profession. The theoreticaland methodological frameworks are based on (auto) biographical studies developedwith teachers (Abrahão, 2010; Bueno, 2002; Nóvoa, 1995) and on oral history (Meihy,2005), bringing discussions about memory (Pollak, 1992) and narrative. In this paper,the memories of Monica are revealed with emphasis on the contexts and experiencesthat produced it, particularly the family and the church, the music classes and the initialpractices in the teaching career.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Anezi, Franciele Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | Garbosa, Luciane Wilke Freitas; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Data
20 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 21, n. 31 (2013)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion