-
EDUCAÇÃO MENOR POR ENTRE AS LINHAS DO PENSAMENTO DE DELEUZE E GUATTARI: INSPIRAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudo se deu a partir de levantamentos teóricos preliminares de um projeto de pesquisa denominado “Filosofia da Diferença e Educação: Conexões Deleuzianas”, que objetivou investigar a filosofia e o pensamento de Gilles Deleuze e a questão da educação. A vista disso, nos debruçamos na sua filosofia a fim de realizar atravessamentos com a Educação em Ciências no sentido de contribuir com tal área de conhecimento. O estudo tomou como referencial principal a obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari “Kafka: por uma literatura menor”, bem como textos complementares a respeito da educação e suas inferências com o conceito de menor de Sílvio Gallo. Para essa investigação foi realizado um apanhado geral sobre a ideia de “Ciência Moderna”, que entendemos ser um saber racionalista instrumental, que produz uma espécie de discursividade ancorada sobre certos regimes de “verdade” e de saber, a qual, também produziu feitos na construção conceitual de educação moderna, centrada na lógica objetivista, racionalista, disciplinar com poder de conformação de corpos e se convencionou em uma subjetivação de ensino-aprendizagem amarrados em um sedentarismo das certezas. Gilles Deleuze e Félix Guattari trazem o conceito menor a partir da literatura de Franz Kafka não em um sentido pejorativo e desmerecendo-a, pelo contrário, trata-se para os autores de uma literatura marginal e de resistência, que se dá a partir da diferença, não sendo um modelo, mas uma possibilidade de desviar um modelo. As características principais desta literatura e/ou conceito menor se caracteriza a partir de: uma desterritorialização da língua; uma ramificação política e o recurso a um agenciamento coletivo de enunciação. Contrapondo essa perspectiva é possível pensar uma educação menor para as práticas educativas na educação em ciências que retire o ensinar dos blocos universalistas para percorrer linhas de derivas menores, singulares em que aluno e professor possam construir vias e modos para outras educações.
ISSN
1980-9026
Periódico
Autor
Silva, Mirlen Valéria Medeiros da | Silva, Carlos Augusto Silva e | Brito, Maria Remédios de
Data
12 de fevereiro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Linha Mestra
Fonte
Linha Mestra; n. 35 (2018); 250-258 | Linha Mestra; n. 35 (2018); 250-258 | 1980-9026
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion