Descrição
Esta pesquisa pretende mostrar algumas representações dos conceitos de didática e de relações de ensino-aprendizagem presentes em falas de discentes no momento em que esses têm para si o papel de avaliar o seu professor. Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo que estuda as representações dos discentes sobre as práticas pedagógicas em contexto universitário, buscando entender como os acadêmicos compreendem o espaço pedagógico, as relações que se estabelecem em sala de aula, e tem como objeto o conhecimento e como instrumento o discurso, a linguagem. Os dados a serem analisados neste texto foram coletados através de questionários aplicados aos acadêmicos de diversos cursos de graduação em uma Universidade do Paraná. Objetiva-se neste espaço apresentar a análise referente ao DP postulado por Orlandi (1987). Para compreender as falas discentes importa saber conceitos como ideologia, Aparelhos Ideológicos do Estado, Paráfrase e Polissemia. Constata-se, desta maneira, que a reprodução do DP está condicionada aos cursos de bacharelado e o rompimento está ligado aos cursos de licenciatura.