Descrição
O ensino a distância (EaD) tem tido um grande crescimento entre as universidades brasileiras. Essa nova modalidade de ensino que surge com o mundo globalizado para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e facilitar e diminuir as distâncias tem trazido mudanças tanto na subjetividade dos professores quanto dos alunos. Muitas indagações surgem neste momento no campo educacional em que o computador assume o papel de professor. Ainda que os projetos mais modernos de EaD possam prover suportes tecnológicos para que haja maior relacionamento humano através do computador, todas as atividades exercidas à distância estabelecem relações em que novas linguagens se instauram neste universo. Assim, entendendo que o professor também se desloca e transforma a sua subjetividade, este trabalho vincula-se a uma tese de doutorado em andamento situada no Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação e tem como objetivo geral problematizar os modos de subjetivação do professor que passa a ensinar em um espaço virtual após muitos anos de ensino em uma sala de aula convencional. Traz como sujeito de pesquisa a minha própria experiência pedagógica, fundamentando-se nos estudos de Michel Foucault (2004), cujos conceitos possibilitam a reflexão a respeito da subjetividade através da escrita de si.