Descrição
O presente artigo aborda as relações entre pesquisa, ensino e produções artísticas no âmbito de um grupo de pesquisa da área da Dança, a partir de experiências coletivas envolvendo discentes, docentes, pesquisadores e artistas externos à universidade. A relação entre abordagens somáticas e práticas culturais tradicionais serve de eixo para refletir sobre a produção artística em geral e uma proposta, ainda em processo, com a prática somática do Movimento Autêntico. Por meio do relato dos percursos artísticos empreendidos a partir de pesquisas desenvolvidas no grupo, antes e durante a pandemia, apresenta-se a produção de metodologias de ensino e pesquisa baseadas em perspectivas pluriepistêmicas, que fundamentam processos criativos. Pesquisas de Iniciação Científica, TCCs e discussões no grupo geram espetáculos solos, em grupo e performances virtuais, emdiálogo com cosmovisões afro-ameríndias. A retroalimentação entre as atividades pedagógicas e as práticas investigativas acadêmicas e artísticas produzem corporalidades, dramaturgias e poéticas marcadas pelo contexto cultural da universidade e de seus discentes e apontam para a necessidade de inclusão da espiritualidade como parte do campo artístico e acadêmico. Palavras-chaves: Dança na universidade. Práticas somáticas. Grupo de pesquisa em dança. Pluriepistemologias.