Descrição
O artigo rearma os ensaios de Carl Einstein a respeito de Joan Miró. Dessa maneira, se destaca a tentativa do autor de Negerplastik de precisar uma mitologia atual, viva, fundada em aspectos temáticos e formais do cubismo, contribuindo assim para uma expressão figurativa daquelas forças da ação criativa que irrompem, ora a partir das camadas espirituais arcaicas, ora daquilo que esteve sepulto até o presente. A alucinação, a metamorfose, o primitivismo são, assim, princípios estéticos capitais, com os quais Einstein delineia um Miró de uma simplicidade pré-histórica que nos conduziria a uma contemporaneidade cada vez mais arcaica.||The article rearms Carl Einstein's essays about Joan Miró. Thus, it highlights the intent of Negerplastik author to precise a current and alive mythology, founded in Cubism thematic and formal aspects. It contributes, like this, to a figurative expression of those creative action forces that flare up, sometimes archaics spiritual layers, sometimes that which was sepulchred until the present. The alucination, the metamorphosis, the primitivism are, hence, capital aesthetics principles, with which Einstein outlines a Miró of prehistoric simplicity that conduces us to a contemporaneity each time more archaic.