Descrição
Este ensaio contempla a possibilidade de ler o conto “Ruínas”, do livro Horto de Mágoas, de Gonzaga Duque, e a tela “Caipira picando fumo”, de Almeida Junior, pretendendo entender a (re)construção de um presente a partir de seus restos. Nesta perspectiva, buscamos nos fragmentos – vistos por Walter Benjamin como a maneira pela qual as coisas olham para o mundo – pistas de como o antigo pode ser visto no “novo”. Observamos, assim, esse texto e essa pintura do fimde-século brasileiro como o “novo” tentando obliterar o antigo e este como parte daquele. Para reler esses objetos de arte, os tiramos da biblioteca, aquela que ordena, fixa e hierarquiza, e os colocamos no arquivo, que possibilita a reorganização, o movimento, a releitura, a refabulação de uma história.||This essay reflects on the possibility to read the short story “Ruínas”, by Gonzaga Duque, and the canvas “Caipira picando fumo”, by Almeida Junior, with the aim of understanding the (re)construction of the present from its remainders. In this perspective we search in the fragments – seen by Walter Benjamin as the way the things look at the world – clues on to how to see the antique in the “new”. We observe this text and this Brazilian end-of-century painting as the “new” trying to obliterate the old, and the latter as a part of the former. To re-read these objects of art we took them out of the library, a place that orders, fixes and ranks, and file them, making possible the reorganization, the movement, the re-reading and the re-fabling of the a story.