Descrição
Os processos de produção, distribuição e exibição de filmes latino-americanos nos últimos 25 anos na região e a impossibilidade de se pensar uma teoria do cinema sem nos reportar a uma teoria do cinema como produção social resultaram na denominação poéticas da responsabilidade. A noção enseja dar conta das forças políticas e econômicas que permeiam os regimes estéticos do audiovisual a partir da implementação do Consenso de Washington, o programa neoliberal que orientou o formato social na América Latina nos anos 1990 e 2000. No plano da representação e da mimese, por exemplo, a circunstância significou uma redução do repertório retórico (figuras etc.) e parece haver acentuado a dependência simbólica de audiovisualidades hegemônicas.||Based on the emergence of rationalization regarding Latin American motion pictures’ production, distribution, and exhibition in the last twenty-one years (1990-2011), and considering cinemas’ theory as social production, we are able to evoke the Washington Consensus consequences on the movies’ political, economic, and aesthetic regimes as provokers of a poetics of responsability. In the representation field, for instance, the circunstances have been meant as a reduction of rethoric repertory (figures etc.) and seem to have set Latin American’s simbolic dependency of hegemonic audiovisualities.