Descrição
O objetivo deste trabalho é analisar dois livros do escritor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil cujo objetivo principal é discutir a representação da realidade em diferentes linguagens. “O Pintor de Retratos” (2001) trata do debate entre fotografia e pintura como instrumentos de captação “objetiva” da realidade, a partir de um enredo que se passa no final do século XIX. Em “A Margem Imóvel do Rio” (2004) o problema da representação da realidade volta-se para a Literatura e a História. Também ambientado no final do século XIX, narra a história do cronista oficial da corte de D. Pedro II, que viaja ao Rio Grande do Sul em busca de Francisco da Silva, a quem o imperador teria prometido um título nobiliárquico. Além das temáticas de cada livro, a idéia deste estudo é discutir também as próprias obras literárias do autor como produtoras de sentido(s) para a construção de uma determinada visão sobre a representação das realidades abordadas.||The objective of this study is to analyze two books of the writer Luiz Antonio de Assis Brazil whose main objective is to discuss the representation of reality in different languages. "O Pintor de Retratos" (2001) deals with the debate between photography and painting as funding instruments "objective" reality, from a plot that takes place in the late nineteenth century. In "A Margem Imóvel do Rio" (2004) the reality of the representation of the problem back to the Literature and History. Also set in the late nineteenth century, tells the story of the official chronicler of the court of Dom Pedro II, who travels to Rio Grande do Sul in search of Francisco da Silva, whom the emperor had promised a title of nobility. In addition to the themes of each book, the idea of this study is also discuss their own literary works of the author as producers of meaning(s) for the construction of a certain view on the representation of realities addressed.