Descrição
Objetiva-se analisar dois momentos distintos da produção literária de Angola: o primeiro, da literatura de resistência de Uanhenga Xitu, com base na leitura da narrativa Vozes na sanzala (Kahitu) (1984), por meio da qual serão apresentadas considerações sobre a constituição da personagem Kahitu e suas implicações com a representação do ambiente angolano ainda em período colonial; o segundo, volta-se à escrita que retrata o quotidiano contemporâneo de Luanda em Quantas madrugadas tem a noite (2004), de Ondjaki, que permitirá a sondagem de elementos constituintes da narrativa, além de observações acerca do contexto de produção. Serão destacados, assim, os processos de mudanças pelos quais passou a sociedade angolana, retratados tanto em um contexto de colonialismo, quanto no período pós-colonialista, que aparece representado na narrativa contemporânea escolhida.||The objective is to analyze two distinct periods of literary production in Angola: the first period is the Uanhenga Xitu literature of resistance, based on the reading of the narrative Vozes na sanzala (Kahitu) (1984), through which considerations of Kahitu character formation and its implications to the representation of the Angolan environment when it was still in the colonial period will be presented. The second period turns to a writing that depicts the everyday in contemporary Luanda in Quantas madrugadas tem a noite (2004), by Ondjaki. This search will enable the survey of narrative elements, as well as observations about the context of production. The changing processes through which passed the Angolan society will be highlighted. These processes will be analyzed both in the context of colonialism and post-colonialism, which is represented in the chosen contemporary narrative.