Descrição
O ensaio analisa o inovador movimento de renovação do ensino do direito, promovido em meados da década de setenta do século passado a partir da literatura. O objeto são as apropriações do jurista latino-americano, Luís Alberto Warat, da obra de Júlio Cortázar - “Histórias de Cronópios e de Famas”. As contribuições de Cortázar, possibilitaram a Warat o desenvolvimento de muitos de seus conceitos, tais como as ideias de “senso comum teórico dos juristas” e a da democracia como espaço de confronto, bem como a de um direito cuja função primordial deva ser a de garantir, além dos direitos fundamentais, a própria existência dos conflitos. Nesse contexto, defender a democracia como processo, leva a constatação da necessidade da sua permanente recriação de modo a possibilitar o desencadeamento do seu potencial redutor da injustiça e com isso da própria violência.||The essay analyzes the innovative renewal movement of the right teaching, promoted in the mid-seventies of last century from the literature. The object are the appropriation of the Latin American jurist of Julio Cortázar work - “Historias de cronopios y de famas”. The contributions of Cortázar, enabled Warat the development of many of his concepts, such as the ideas of “theoretical common sense of lawyers” and of democracy as confrontational space as well as a right whose primary function should be to ensure, in addition to fundamental rights, the very existence of conflicts. In this context, defending democracy as a process, it leads to realization of the need for a permanent recreation in order to enable the triggering of its reducing potential of injustice and with it’s own violence.