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Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
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Metadados
Descrição
Por meio da compreensão do ativismo de fãs como uma forma de resistência cotidiana cultural, econômica e criativa, o objetivo deste trabalho é entender como e em que momento o consumo dos fãs-gamers transforma-se em uma participação política e cívica, a partir de uma triangulação metodológica, com destaque para o uso de inspirações etnográficas. Enquanto suporte empírico, apresenta-se um mapeamento sobre algumas práticas do ativismo de fã-gamers no antigo fórum oficial do jogo online League of Legend (LoL) no Brasil. Assim, propõe-se uma tipologia das práticas de resistência cotidiana na comunidade de LoL, baseada em quatro modos distintos. Os resultados desta abordagem indicam que a diversidade do universo das produções digitais e práticas de parte dos fãs de LoL, ressignificam as compreensões sobre resistência e questionam a dualidade existente entre a cidadania e o consumo da cultura pop, agindo como catalizadores que (re)interpretam e excedem os limites do fandom.
ISSN
2178-2687
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Autor
Macedo, Tarcízio | da Cunha, Elaide Martins
Data
18 de abril de 2018
Formato
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Conexão - Comunicação e Cultura
Fonte
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 16, n. 32 (2017): Conexão | 2178-2687 | 1677-0943
Assuntos
Comunicação; Mídia; Jogos digitais | Participação; Resistência; Política; Fandom; Ativismo de fã-gamers;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion