-
Os albúns de fotografias do jardim de infância modelo de Natal: memórias das infâncias escolares||Model kindergarden’s photo albums in Natal/RN: school children memories
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse artigo tem como objetivo analisar a visualidade registrada pelo Jardim de Infância Modelo de Natal em meados da segunda metade do século XX em seus álbuns de fotografias escolares. A partir da percepção desse objeto de memória, aponta-se reflexões sobre representações imagéticas da infância em contextos escolares. Esse documento da cultura material escolar elabora uma narrativa acerca das turmas dos concluintes do ensino infantil, assim como das práticas que compõem o ritual de formatura. Dessa forma, tal discussão é proposta à luz dos conceitos de Representação e Memória, apresentados por Chartier (2002) e Le Goff (1996), respectivamente. Entre o abrir e o fechar dos álbuns de fotografias há uma narrativa que conta histórias mediada pelas fotos, textos e imagens, evocando um olhar sobre a cultura escolar. Por fim, percebe-se que há um padrão organizacional na composição dos álbuns que assume a função de preservar da memória.||This article aims to analyze the visuality registered by the model kindergarten of Natal/RN in the middle of the second half of the 20th century in its school photo albums. From the perception of this memory object, reflections on imagery representations of childhood in school contexts are pointed out. The document of school material culture elaborates a narrative about the classes of the graduates of early childhood education, as well as the practices that make up the graduation ritual. Thus, such a discussion is proposed in the light of the concepts of Representation and Memory, proposed by Chartier (2002) and Le Goff (1996), respectively. Between the opening and closing of photo albums there is a narrative that tells stories mediated by photos, texts and images, evoking a look at school culture. Finally, it is noticed that there is an organizational pattern in the composition of the albums that assumes the function of preserving the memory
ISSN
1982-2766
Periódico
Autor
Mendes, Sarah de Lima
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/43437 | 10.5433/2237-9126.2020v14n27p186
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Domínios da Imagem | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Domínios da Imagem; v. 14, n. 27 (2020); 186-210 | 2237-9126 | 1982-2766
Assuntos
Educação | Álbuns de Fotografia; Representação; Memória; Cultura Escolar; Jardim de Infância. | Photography Albums; Representation; Memory; Culture School Supplies; Kindergarten
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion