Descrição
Nesta pesquisa, convidamos a uma reflexão fenomenológica sobre corpo e sensação em Merleau-Ponty. Como possibilidade de leitura, escolhemos a obra “Lecuona” da Companhia de Dança Grupo Corpo. Pretende-se aproximar tal obra do discurso filosófico, principalmente dando movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especial sua tese do sensível e os conhecimentos do corpo, posto que aberturas no conhecimento de modo geral, e na Filosofia moderna especificamente, permitiram, no cenário epistemológico contemporâneo, pensar-se o corpo fenomenal, atravessado por emoções, portanto estesiológico, que permite operações e expressão. Diante disso, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas neste pesquisa pretendem levar-nos ao espanto, ao qual muitos desafios se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensível.